Secretaria de Saúde de Nova Xavantina realiza ‘Dia D’ de Vacinação contra o Sarampo neste sábado, 19, no PSF do Centro

0
Em parceria com a Prefeitura de Nova Xavantina, a Secretaria de Saúde realiza neste sábado, 19/10, a partir das 07 horas da manhã, estará com o PSF Centro com as portas abertas para realizar a vacinação de todas as crianças que ainda não vacinaram.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou no último dia 07. Na primeira fase, que vai até o dia 25 de outubro, o público-alvo serão as crianças não vacinadas de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias) e adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.
Em entrevista o prefeito João Batista Vaz – Cebola, disse que a prioridade para este grupo justifica-se porque, como provavelmente não receberam a segunda dose da vacina, seus filhos acabam apresentando um sistema imunológico mais vulnerável à doença.
Ainda de acordo com Cebola, o município poderá ganhar um bônus do Ministério da Saúde se alcançar de 90% a 95% de cobertura vacinal. E para receber o incremento, as prefeituras deverão cumprir a meta.
Sobre a doença
Causado por um vírus, o sarampo é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A transmissão ocorre por via aérea, ou seja, quando a pessoa infectada tosse, fala ou respira próximo de outras pessoas.

Mesmo quando o paciente não vai a óbito, há possibilidade de a infecção ocasionar sequelas irreversíveis. Quando a doença ocorre na infância, o doente pode desenvolver pneumonia, encefalite aguda e otite média aguda, que pode gerar perda auditiva permanente.

Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza (nariz escorrendo ou entupido) e mal-estar intenso. Quando o quadro completa de três a cinco dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas do paciente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here